segunda-feira, 7 de abril de 2008

Equipa Criativa “Quimera”:
Andreia Oliveira; Diana Ferreira; Filipa Figueiredo; Gina Ferreira; João; José Veloso; Pedro Magalhães; Sílvia Costa
Data 10/03/2008
Relatório referente ao dia 10 de Março
Responsável: Filipa Figueiredo
Pontos Principais:

- Reunião com o intuito de fazer o Briefing, fazer uma pesquisa da concorrência, procurar dados relativos à história da fotografia e campanhas publicitárias desenvolvidas pela Fotosport;
- Em geral, recolha de mais informação acerca da empresa Fotosport.


Exposição:

Neste dia depois de uma reunião com os professores, Francisco Mesquita e Fernanda Viana, organizamo-nos em pares e começamos a pesquisar um pouco mais sobre tudo que esta em torno da Fotosport.

A Andreia Oliveira e a Sílvia Costa estiveram a pesquisar os concorrentes, não só os concorrentes directos como todos aqueles que oferecem o mesmo tipo de serviço.
Depois de encontrados alguns deles, subdividiram nos diferentes serviços que oferecem. Encontraram além de concorrência através do Site, os concorrentes reais, com lojas.

O José Veloso e o Pedro Magalhães estiveram a trabalhar no Briefing, preenchendo com toda a informação, que já tinham pesquisado anteriormente. No entanto falta informação que só será dada depois de feitos os inquéritos.

A Diana procurou campanhas publicitárias e eventos que já foram ou estão a ser desenvolvidos pela Fotosport.

A Filipa Figueiredo esteve a pesquisar a história da fotografia, tendo dado especial atenção a dados como a primeira fotografia que existiu assim como sobre a história de um dos principais accionistas da Fotosport até a pouco tempo atrás, a Kodak.

Equipa Criativa “Quimera”:
Andreia Oliveira; Diana Ferreira; Filipa Figueiredo; Gina Ferreira; João; José Veloso; Pedro Magalhães; Sílvia Costa
Data 03/03/2008
Relatório referente ao dia 3 de Março
Responsável: Silvia Costa

Pontos principais:

- Fazer briefing
- Fazer pesquisa de lojas concorrentes do cliente
- Pesquisar foto digital
- Tirar conclusões


Exposição:


Após a chegada pontual dos alunos , foi imediatamente proposto pela Prof. Fernanda Viana que se decidisse quem ficaria responsável pela logística dos inquéritos. Ou seja, quem ía para qual dos dois centros comerciais (Norteshoping ou Maiashoping) e respectivo horário. A professora continuou a esclarecer o que iria ser feito na aula e os objectivos a cumprir. Desta forma propôs uma separação da turma de forma a ficarem pequenos grupos responsáveis por uma tarefa específica. Seria três grupos: um para fazer o Briefing; um para fazer uma pesquisa de concorrentes, ou seja, as lojas existentes com o mesmo tipo de serviços e verificar se estas são nacionais ou internacionais; e outro para pesquisar sobre a foto digital e a sua evolução.
Posteriormente e este esclarecimento da Professora foi decidido que seria a aluna Joana a ficar responsável pela logística sendo que ela é a líder do grupo.
Foi então estipulado um horário com as datas e os nomes das pessoas que estariam nos determinados centros comerciais para efectuar os inquéritos.
Relativamente ás outras tarefas que os grupos tinham de cumprir, ficou distribuído da seguinte forma: o José e o Pedro fariam o Briefing, a Joana e a Sílvia a pesquisa da concorrência e a Gina e a Filipa sobre a foto digital.
Já no final da aula fez-se um ponto de situação de cada grupo e foram apresentadas as conclusões. Consequentemente, e para terminar a aula, foi-nos dito pelo Professor Francisco Mesquita que na próxima aula, dia 10 na haveria aula.