segunda-feira, 17 de março de 2008

Estudo de mercado

Equipa Criativa “Quimera”:
Andreia Oliveira; Diana Ferreira; Filipa Figueiredo; Gina Ferreira; João; José Veloso; Pedro Magalhães; Sílvia Costa
Data 25/02/2008
Relatório referente ao dia 25 de Fevereiro
Responsável: Pedro Magalhães

Pontos Principais:

- Reunião com o intuito de decidir quais os primeiros passos a tomar para realizar o estudo de mercado relativa à Fotosport;
- Memória descritiva da criação do logótipo;
- Elaboração dos questionários;
- Recolha de mais informação acerca da empresa Fotosport.
Exposição:

Depois de todos os membros do grupo terem chegado à agência foi realizada, com o professor Francisco Mesquita e a professora Fernanda Viana, uma pequena reunião. Esta teve, como principal objectivo, uma panorâmica geral sobre como irá ser conduzido o estudo de mercado referente à empresa Fotosport ; quais os primeiros passos a tomar e qual a melhor estratégia.
De seguida, todo o grupo foi dividido em pequenos grupos de dois ou mais elementos, o Pedro Magalhães e a Sílvia Costa ocuparam-se da memória descritiva do logótipo.
A sua função era descrever todos os passos que deram origem ao logótipo final, desde o primeiro “esboço” até ao produto final, as cores utilizadas e a fonte escolhida.
O João Santos e a Gina Ferreira elaboraram uma pesquisa, para um maior aprofundamento de conhecimentos sobre a empresa em questão. Pesquisaram possíveis concorrentes, assim como preços capazes de concorrer com a Fotosport, nomeadamente em empresas como a Worten.
O José Veloso, Filipa Figueiredo, Diana Ferreira e a Andreia Joana ficaram encarregues da construção do questionário. Através deste pretende-se conhecer melhor o perfil dos clientes da Fotosport, mas não só.
O questionário será dirigido para os clientes e não clientes desta empresa, tendo em conta a idade, profissão, habilitações literárias e género.
Serão também elaboradas perguntas sobre os álbuns digitais da Fotosport, um ponto fulcral da evolução tecnológica da mesma, em prol de potenciais clientes.

Primeiro contacto com o cliente

Equipa Criativa “Quimera”:
Andreia Oliveira; Diana Ferreira; Filipa Figueiredo; Gina Ferreira; João Santos; José Veloso; Pedro Magalhães; Sílvia Costa
Data 29/02/2008
Relatório referente ao dia 18 de Fevereiro
Responsável: João Santos
Pontos Principais:

- Reunião com o Director Geral da Fotosport;
- Definição das pretensões da empresa para com dois dos cinco grupos de que integram o estágio dos alunos do 3º ano da licenciatura de Ciências de Comunicação;
- Visita às instalações da Fotosport na Rua de Sta. Catarina, no Porto.


Exposição:

O dia 18 de Fevereiro ficou marcado pelo primeiro contacto dos grupos de estágio com o principal elemento de uma das empresas fotográficas mais consagradas do nosso país, a Fotosport. Refiro-me a Ernesto Granja, Director Geral da empresa.
Sempre com boa disposição e vontade de desenvolver um bom trabalho connosco, Ernesto Granja, logo à partida, procurou situar-nos no panorama geral da Fotosport em Portugal.
Para que pudéssemos realizar um bom trabalho, Ernesto Granja achou por bem fazer uma cronologia histórica da empresa e o seu estado actual, com os monstros das grandes empresas internacionais, cada vez mais, a introduzirem-se no nosso país.
Pelo que depreendemos das palavras de Ernesto Granja existe um grande desconhecimento por parte da empresa de quais são os seus grandes consumidores. Tendo em conta que para o sucesso de uma empresa é necessário saber para quem se dirige, esta é uma lacuna que tem de ser resolvida.
Foi-nos, portanto, incumbida a tarefa de fazer um estudo de mercado para que a Fotosport identifique os seus principais alvos e compreenda as suas necessidades.
Ernesto Granja, em concreto, concertou connosco a elaboração de um projecto sério, de modo a que possamos fazer um estudo com a máxima credibilidade possível.
De seguida Ernesto Granja levou-nos à loja Fotosport mais próxima da Agência, onde habitualmente trabalhamos, situada na Rua de Sta. Catarina.
O Director da Fotosport fez-nos uma espécie de visita guiada às instalações da loja: zona de venda ao público, zona administrativa e os laboratórios onde se executa o tratamento dos trabalhos pela Fotosport realizados.
Ao final da manhã desta Segunda-feira, ainda nos faltava a preciosa informação de quais seriam os grupos escolhidos para trabalhar nesta área, sendo que dos cinco grupos existentes, dois ficariam com a Fotosport e os restantes três iriam elaborar o projecto, não menos interessante, da ARH (Administração Regional Hidrográfica).