segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

Desenvolvimento do Logótipo do Grupo Criativo

Equipa Criativa “Quimera” :
Andreia Oliveira; Diana Ferreira; Filipa Figueiredo; Gina Ferreira; João; José Veloso; Pedro Magalhães; Sílvia Costa
Data 07/02/2008
Relatório referente ao dia 28 de Janeiro
Responsável: Diana Ferreira


Pontos principais :

- Esclarecimento de algumas questões sobre o trabalho a desenvolver;
- Conhecimento acerca do tema da campanha a desenvolver (Água);
- Algumas noções sobre o tema e troca de ideias sobre possíveis sub-temáticas;
- Desenvolvimento do logótipo da equipa criativa.

Exposição:

Chegadas as 16h30, já todos os alunos se encontravam na agência de comunicação para mais umas horas de trabalho e desenvolvimento da campanha que nos fora atribuída. Para começar os alunos esclareceram algumas dúvidas sobre passos futuros e, simultaneamente, foram trocado ideias com o professor sobre o que poderá ou não ser feito.
A determinado momento chegou a altura pela qual toda a equipa criativa ansiava, a descoberta do tema da campanha que se vai realizar daqui para a frente. O tema era nada mais, nada menos, do que “a água”, um tema que está na hora do dia e que não deixa nunca de ser actual. A inquietação era tanta, que o tema foi de princípio enfrentado com algum receio e inquietação por parte da equipa criativa. Contudo, após uma intuitiva e rápida troca de ideias entre o professor e todos os membros da equipa e, após se começarem a esboçar mentalmente alguns esquemas e opções, consequentemente o tema agradou despertou algum interesse.
Após este momento, alguns membros da equipa começaram a desenvolver o logótipo da equipa no programa Illustrator. Outra parte da equipa tinha ficado encarregue de outras tarefas, contudo, por impossibilidades técnicas (falha de rede), o trabalho a desenvolver ficou em stand by, tendo esses mesmos tentado apoiar o restante grupo na elaboração do logótipo.

Como mote final, foi-nos proposto pelo professor, estudar o tema que vamos daqui em diante desenvolver para a nossa campanha (água) e estipular possíveis opções, credíveis e vantajosas para o trabalho.

Conhecimento e Esclarecimento do Projecto do Estágio

Equipa Criativa:
Andreia Oliveira; Diana Ferreira; Filipa Figueiredo; Gina Ferreira; João Santos; José Veloso; Pedro Magalhães; Sílvia Costa
Data 15/01/2008
Relatório referente a 14 de Janeiro
Responsável: Andreia Oliveira

Pontos principais:

- Preenchimento de fichas dadas pelo professor;
- Breve explicação dos objectivos do estágio;
- Explicação dos critérios de avaliação;
- Algumas noções do funcionamento geral de uma agência de publicidade;
- Visualização das campanhas realizadas no ano anterior pelos respectivos alunos.

Exposição:

Logo após a chegada dos alunos à agência de comunicação, foi entregue a cada aluno, pelo professor, uma ficha que devia ser preenchida individualmente. Nesta ficha, para além dos nossos dados pessoais, tínhamos que preencher um campo que dispunha de uma lista de palavras ou temas, que seriam associados com os nossos gostos e preferências. Desta forma, os professores conseguem conhecer melhor cada aluno.
Depois de se terminar esta tarefa, reunimo-nos para que fosse possível iniciar a conversa entre professores e alunos.
Desta feita, o professor Francisco Mesquita, juntamente com a professora Fernanda Viana, começou por fazer uma breve explicação dos objectivos pretendidos para o estágio, na componente de comunicação integrada.
Passo a apresentar a lista de 6 objectivos propostos ao grupo:
· O primeiro objectivo é definir um nome para o grupo e desenhar o seu logótipo;
· O segundo objectivo implica a elaboração de uma campanha publicitária, segundo uma temática que será definida pelos professores;
· Quanto ao terceiro objectivo, visa a angariação de patrocínios, para se poder desenvolver a campanha;
· O quarto objectivo é a produção da campanha;
· O quinto a sua difusão;
· E por fim, o sexto objectivo é a apresentação da campanha na UFP, através de diversas actividades e acções.
Relativamente à avaliação, esta será feita através de dois segmentos, o de grupo e o individual. Quanto à avaliação se grupo, serão avaliados todos os pontos referidos anteriormente como objectivos. No que respeita à avaliação individual, serão avaliados os seguintes aspectos:
· Aptidão e conhecimento especializado;
· Capacidade de realização e orientação para os resultados;
· Capacidade de adaptação e de melhoria contínua;
· Capacidade de análise, planeamento e organização;
· Espírito de equipa e capacidade de coordenação;
· Responsabilidade e compromisso com o projecto;
· Assiduidade e pontualidade;
· E por fim, preservação do espaço de trabalho.
Terminado este assunto, os professores passaram à apresentação de gráficos, onde estava disposta informação relativa ao funcionamento de uma agência de publicidade, tais como, os seus departamentos, as respectivas áreas e seus perfis.
Ainda neste seguimento teórico, foi-nos explicado que na publicidade tudo tem início no mercado e termina no mercado, isto foi feito através do conceito do “Z criativo”.

Posteriormente foram mostradas as campanhas que os alunos do ano anterior realizaram, no âmbito da cadeira de estágio. Esta visualização deu origem a comentários por parte dos alunos do grupo, fazendo com que houvesse uma grande interactividade entre os membros do grupo.

Como mote final, foi-nos proposto, pelos professores, pensar em possíveis nomes para o grupo, para que na próxima reunião se possa discutir esse assunto.